Como Baixar o Colesterol Alto?
Quando o colesterol está alto o seu tratamento inclui dieta, exercícios físicos e remédios. Mas o que comer para baixar o colesterol alto? A lista dos melhores alimentos inclui peixes, oleaginosas, linhaça, azeite, soja, vinho e muito mais!
Na verdade, o “colesterol ruim” (LDL) também é importante para o organismo e deve estar em equilíbrio com o HDL (o colesterol bom) e todas as outras lipoproteínas responsáveis por transportar o colesterol no organismo.
Os valores de LDL devem estar abaixo de 130 mg/dl, enquanto a taxa de HDL deve estar acima de 60 mg/dl. O colesterol total deve estar abaixo de 200 mg/dl.
É importante saber fazer boas escolhas na hora de se alimentar. Os melhores alimentos que ajudam a baixar as taxas de colesterol alto são:
Alcachofra
A alcachofra ajuda na quebra das moléculas de gordura, diminui o colesterol alto e o nível de triglicérides no sangue, já que é rica em fibras que não sofrem a ação de enzimas digestivas e agem livremente no organismo.
Incluindo a alcachofra em sua dieta, você reduz o risco de diabetes, de obesidade e de doenças cardíacas.
Linhaça
Graças ao alto teor de ômega 3 na linhaça, ela é especialmente indicada para prevenir doenças cardíacas e diminuir a presença de coágulos no sangue, já que reduz as taxas de LDL e de colesterol total no organismo.
Triture a linhaça antes de comer para aproveitar ao máximo os seus benefícios!
Chá verde, Chá mate e Chá de Feno-grego
O chá verde possui flavonoides que atuam na proteção do organismo contra a formação de coágulos sanguíneos e contra a inflamação dos tecidos. 3 xícaras por dia são ideais para proteger o coração e diminuir o colesterol alto.
O chá mate, por sua vez, ajuda a diminuir a absorção de gordura pelo organismo. O chá de feno-grego também ajuda a reduzir as taxas de LDL.
Abacate
O abacate ajuda a aumentar os níveis de HDL no organismo por ser rico em gorduras saudáveis e também diminui o LDL por ser antioxidante.
Você pode incluir em sua dieta um creme de abacate feito com 1 abacate maduro descascado batido com 100 ml de leite desnatado. Adoce à gosto.
Soja
Sozinha, a soja é capaz de aumentar o nível de HDL e reduzir o nível de LDL do organismo e por isso é considerada ideal para prevenir e combater doenças cardiovasculares.
A soja verde também é uma ótima opção, igualmente eficaz.
Peixes de Água Fria (salmão, atum, truta)
São fonte de ômega 3, uma gordura insaturada que ajuda a reduzir as taxas de colesterol total do sangue e deixá-lo mais fluido, fácil de se deslocar pelas veias e artérias, o que contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares.
Aveia
A aveia contém, além de fibras insolúveis, a betaglucana, uma fibra solúvel que impede a absorção de gordura pelo organismo e aumenta o colesterol bom (HDL), provoca efeito de saciedade, ativa a circulação e mantém as taxas de açúcar (glicemia) sob controle.
Oleaginosas
Oleaginosas são frutas de casca dura e sementes comestíveis com alto teor de gordura boa – ácidos graxos insaturados essenciais ao organismo e que fornecem muita energia: nozes, castanhas, avelã, amêndoas e pistache.
Elas são vasodilatadoras e diminuem a pressão arterial, prevenindo, assim, doenças cardiovasculares, combatem o envelhecimento celular e vários tipos de câncer.
Chocolate amargo
Você não precisa abrir mão do chocolate na sua dieta para reduzir o colesterol alto! O chocolate amargo é liberado porque contém flavonoides – substâncias que combatem o colesterol ruim. 30 g por dia é suficiente para desfrutar desse benefício.
Azeite
Por ser fonte de ácido oleico ele ajuda a prevenir doenças do coração, além de controlar o diabetes tipo 2. O azeite também faz bem à pele, pois é antioxidante e combate o envelhecimento celular.
Vinho
Tomar 1 ou 2 doses de vinho diariamente ajuda a elevar os níveis de HDL (colesterol bom) no organismo. A bebida possui propriedades antioxidante, vasodilatadora e anticoagulante, um conjunto perfeito de ações para combater o colesterol alto!
Canela
Por ser rica em antioxidantes, a canela contribui para a redução do LDL. Meia colher de sopa por dia já é suficiente.
Açaí
O açaí é rico em gorduras boas que reduzem o LDL e aumentam o HDL, contribuindo, assim, para o equilíbrio do colesterol no organismo.
Alimentos Integrais
Alimentos integrais são ricos em fibras que, quando chegam ao intestino, alimentam bactérias da flora intestinal que produzem propionato, uma substância que diminui a produção de colesterol pelo fígado.
Laranja
A laranja também é rica em flavonoides e por isso ajuda a diminuir o LDL (colesterol ruim) no sangue, pois faz com que a gordura não seja totalmente absorvida pelo intestino.
Melhores Sucos para Combater o Colesterol Alto
Você deve tomar um copo de qualquer suco durante 3 meses, ao menos uma vez ao dia para combater o colesterol alto.
Eles são antioxidantes, previnem a formação de placas de gorduras nas veias e artérias e auxiliam na diminuição do LDL:
- Suco de uva;
- Suco de laranja com berinjela;
- Suco de goiaba;
- Suco de melancia;
- Suco de romã;
- Suco de tomate;
- Suco de abacaxi.