6 Chás para Gripe e Dor de Garganta de Alívio Imediato
Gripe com dor de garganta nem sempre precisa ser tratada com remédios de farmácia. O chá para gripe e dor de garganta ameniza os sintomas incômodos de forma natural enquanto o próprio organismo combate a infecção, como:
- Chá de hortelã com mel;
- Chá de sabugueiro;
- Chá verde;
- Chá de gengibre, canela e limão;
- Chá de echinacea;
- Chá de raiz de alcaçuz.
O tratamento mais efetivo para gripe é o repouso, a ingestão de muito líquido e, de quebra, dos chás naturais que aliviam os seus sintomas, como a indisposição, dor no corpo, dor de cabeça e tosse, eliminando a necessidade do uso de remédios de farmácia.
Confira suas propriedades e como preparar!
Chá de hortelã com mel
Nada melhor do que um chá de hortelã com mel para aliviar de imediato a dor de garganta. O chá tem efeito antibacteriano e anti-inflamatório e pode ser feito facilmente.
Adicione 1 punhado de folhas de hortelã em 200 ml de água, deixando o líquido ferver até que o volume se reduza à metade. Depois coe, adoce com 1 colher de mel e beba morno. O recomendado é beber duas ou três xícaras ao dia.
Chá de sabugueiro
O chá de sabugueiro é excelente para tratar infecções que afetam o sistema respiratório, como a gripe. As propriedades das flores secas ajudam a reduzir a inflamação, a congestão nasal e a quantidade de secreção produzida.
Para preparar o chá tenha em mãos 1 colher de sopa de flores secas de sabugueiro e 1 xícara de água. Primeiro ferva a água e desligue o fogo, acrescentando as flores secas em seguida. Tampe o recipiente por 10 minutos, coe e tome. A dose recomendada, nesse caso, é de 3 xícaras do chá por dia.
Gestantes e mulheres que estão amamentando também não devem consumir o chá.
Chá verde
O chá verde em sachê pode ser facilmente encontrado em supermercados, é bem prático de preparar e um excelente aliado no combate à gripe com dor de garganta associada, pois fortalece o sistema imune, criando condições favoráveis para o organismo se recuperar da infecção viral e de seus sintomas!
Siga as instruções na embalagem sobre o preparo e as doses diárias.
Chá de gengibre, canela e limão
O chá de gengibre, canela e limão tem tudo para ajudar a combater os sintomas da gripe, incluindo a dor de garganta, pois é antisséptico, anti-inflamatório, descongestionante e purificador. Para preparar, separe:
- 400 ml de água;
- 1 colher de café de gengibre fresco ralado;
- Cravinho em grão;
- 4 raspas e algumas gotas de limão;
- 1 pauzinho de canela;
- Algumas sementes de cardamomo (opcional).
Como fazer:
- Aqueça a água no fogão, desligando o fogo antes de levantar fervura;
- Adicione todos os ingredientes, exceto as gotas de limão;
- Tampe o recipiente e deixe em infusão por 5 minutos;
- Na hora de tomar, coe, adicione as gotas de limão e adoce com mel, se preferir.
Tome 1 xícara várias vezes ao dia e ao se deitar.
Chá de echinacea
Essa erva é perfeita para ajudar o organismo a combater a gripe e, consequentemente, os seus sintomas, como a dor de garganta. Seu efeito na redução de infecções virais é potente, reduzindo o tempo da gripe com base no fortalecimento do sistema de defesa do organismo.
O chá é feito com as folhas ou com as raízes. Coloque a quantidade de 1 colher de chá do formato escolhido em 1 xícara de água recém fervida. Abafe por 10 minutos, coe e beba. A dose recomendada é de 1 xícara a cada 12 horas até a melhora dos sintomas.
Chá de raiz de alcaçuz
A raiz de alcaçuz tem efeito anti-inflamatório: reduz a inflamação, a dor e o inchaço da garganta causados pela gripe e por outras condições. Duas colheres de sopa de raízes de alcaçuz são suficientes para um litro e meio de água. Ferva a água, desligue o fogo e adicione a quantidade indicada das raízes. Abafe por 10 minutos, coe e beba. Se preferir, adoce com mel.
Olá, tenho 22 anos, sou de Salvador, sou enfermeira formada pela UNIFACS, fui embaixadora estudantil, lider do projeto de extensão comunitária em Biossegurança, lider do projeto de extensão imuniza, autora do trabalho “Primeiros socorros desenvolvidos por leigos em situação de emergência” e premiada em 3° lugar na modalidade Ressuscitação Cardiopulomanar (RCP). – COREN BA 006.685.042