Como Tratar as Espinhas em Casa
Para secar as espinhas, tratamentos caseiros com bicarbonato de sódio e ácido acetilsalicílico são eficazes.
Bicarbonato de Sódio – Desinflama, Limpa e Esfolia
- Misture, em quantidades iguais, bicarbonato de sódio e água morna até formar uma casca grossa. Aplique sobre as espinhas, deixe agir por 15 minutos e enxágue com água morna.
O bicarbonato de sódio é anfotérico, ou seja, atua como um ácido ou uma base, neutralizando o pH da pele, pois remove o excesso de oleosidade. O produto atua ainda como um anti-inflamatório, anti-séptico e esfoliante suave, reduzindo o tamanho das espinhas.
Quando o bicarbonato de sódio é misturado com água, uma fina pasta arenosa é formada, o que ajuda a limpar e esfoliar a pele para remover o óleo, a sujeira e as células mortas.
Loção de Ácido Acetilsalicílico e Leite de Rosas
Essa loção é fácil da fazer: basta colocar 10 comprimidos de aspirina de 500 mg em um frasco de Leite de Colônia ou de Rosas de 200 ml, ou colocar 5 comprimidos de 500 mg em um frasco de 100 ml, tampar e deixar descansando por uma noite.
Faça a limpeza da pele com espinhas todas as noites antes de dormir. Antes, lave-a com um sabonete neutro, pode até ser um sabonete líquido de bebê, e seque bem. Agite a loção de leite de rosas e aspirina e, com a ajuda de um algodão, aplique-a na pele suavemente, deixando agir durante toda a noite.
Ao acordar, lave bem o local, passe um hidratante e bastante protetor solar para evitar queimaduras e manchas solares!
Você pode fazer isso todas as noites e com alguns dias já sentirá a melhora da pele com espinhas!
Máscara Caseira de Clara de Ovo e Suco de Limão
Essa máscara é ideal para quem tem pele oleosa, e pode ser aplicada até 3 vezes na semana. No caso de peles mistas, ela não deve ser aplicada por mais de 2 vezes na semana.
Se você tem pele seca, elimine o suco de limão da receita.
- Faça uma máscara utilizando 2 claras de ovos e o suco de 1/2 limão. Primeiro, bata as claras até que fiquem com uma aparência espumosa e então adicione o suco do limão, continuando a bater mais um pouco;
- Aplique a máscara com a ponta dos dedos, começando pela testa e descendo até o queixo, com cuidado para não aplicar ao redor dos olhos, na boca ou em áreas muito secas, pois o limão pode ressecar ainda mais a pele;
- Deixe a máscara agir na pele por volta de 20 ou 30 minutos, enxaguando depois com água morna.
ATENÇÃO: Não se exponha ao sol depois de aplicar limão na pele, pois ele pode causar queimaduras! O ideal é aplicar essa máscara à noite, enxaguar bem e sempre sair de casa com protetor solar facial!
A clara de ovo rejuvenesce e dá mais firmeza à pele, pois contém colágeno, que fornece elasticidade, albumina, uma proteína cicatrizante, além de inúmeras vitaminas e mineiras benéficos.
O limão tem altas quantidades de vitamina C e fornece ácido L-ascórbico à pele, um adstringente que seca as espinhas, e ainda age como clareador natural.
A combinação desdes dois ingredientes vai controlar a oleosidade da pele, diminuir e cicatrizar a acne, fechar os poros e disfarçar a vermelhidão!
Babosa – Aloe vera
- Aplique o gel da planta sobre as espinhas e deixe agir por 30 minutos. Faça isso 2 vezes ao dia.
A babosa ajuda a remover a oleosidade e a sujeira da pele devido à sua propriedade adstringente, além de aliviar a coceira provocada pela acne, pois contém lactato de magnésio.
O gel extraído da planta também promove a regeneração cutânea, pois estimula a formação de novas células, renovando a pele e eliminando as cicatrizes.
Pasta Natural de Açafrão
- Misture açafrão e água em quantidades iguais até formar uma pasta. Coloque sobre a pele, espere um pouco e enxágue depois. Faça isso 2 vezes ao dia.
O açafrão é altamente cicatrizante e por isso ajuda a secar as espinhas!
Pó de Cascas de Laranja
- Deixe algumas cascas de laranja secando ao sol, depois tritures-as até virar pó e misture com água até formar uma pasta, aplicando sobre as espinhas.
Os nutrientes presentes na casca da laranja, como o alto teor de vitamina C e o ácido cítrico, combatem os radicais livres e atuam como esfoliantes e clareadores naturais.
Pasta de Alho
- Triture bem o alho e aplique na região onde há espinhas. Deixe agir por alguns minutos e depois enxágue.
O alho tem propriedades anti-inflamatória, antibiótica e purificante, eliminando todos os micro-organismos nocivos das espinhas e desinflamando a região, controlando o inchaço e a vermelhidão.
Vinagre de Maçã e Rodelas de Cebola
- Corte algumas rodelas de cebola, colocando-as dentro de um recipiente imersas em vinagre de maçã, até que fiquem bem molhadas, e aplique-as no rosto.
O vinagre de maçã é antibacteriano e elimina as bactérias causadoras da acne, além de equilibrar os níveis de pH da pele, evitando a formação de manchas.
Por sua vez, a cebola também atua contra micro-organismos nocivos e age como anti-inflamatório, tratando as cicatrizes e estimulando a produção de colágeno, que fornece elasticidade e firmeza à pele.
Tomate – Antioxidante
- Massageie suavemente a região com espinhas com algumas rodelas de tomates maduros. Você também pode aplicar o suco de tomate na área das espinhas por 10 ou 15 minutos.
O tomate possui vitamina C e licopeno, e por isso atua como antioxidante, renovando a aparência da pele. Ele também ajuda a remover toda a oleosidade e protege a pele contra a ação da poluição externa. O tomate diminui os poros da pele, ativa o brilho e o frescor naturais, previne o envelhecimento precoce, atua como um protetor solar natural, clareia manchas e deixa a pele mais lisa e macia!
Mel e Canela
- Misture, em partes iguais, mel e canela em pó, aplicando na região atingida pelas espinhas.
O mel é um antibacteriano natural e trata as cicatrizes causadas pela acne.
A canela ajuda a remover a oleosidade da pele e também fornece manganês, um composto que ajuda a combater bactérias nocivas.
Pasta de Hortelã e Coentro
- Faça uma pasta com a mistura dois dois ingredientes e aplique no rosto, deixando agir durante 20 minutos.
A hortelã contém mentol, que é analgésico e anti-inflamatório. O coentro, além de combater a inflamação, tembém elimina bactérias e melhora a saúde da pele.
Aplicação de Gelo
Quando aplicado sobre as espinhas, o gelo desinflama o local, o que ameniza a aparência das espinhas e elimina a dor causada por elas.
Pepino
- Corte algumas rodelas de pepino e coloque-as sobre as espinhas, deixando agir por alguns minutos.
O pepino é rico em água – mais de 90% dele – e por isso hidrata a pele ao mesmo tempo que remove as impurezas. Também combate o inchaço além de ser antioxidante, melhorando a saúde da pele.
Você também pode fazer uma máscara de pepino: é só cortar o pepino em rodelas, amassar até virar um creme e adicionar açúcar mascavo. Aplique no rosto e deixe por 30 minutos.
Suco de Cenoura e Pepino
Beba 1 copo de suco de cenoura com pepino, 4 vezes ao dia. O pepino mantém a pele devidamente hidratada porque é composto basicamente por água e é, também, antioxidante, assim como a cenoura. Os dois alimentos combatem os radicais livres e o envelhecimento da pele.
Cataplasma de Abacate
Amasse uma fatia de abacate e aplique sobre a pele, deixando agir por 10 minutos.
O abacate é altamente antioxidante e mantém a pele protegida e hidratada, além de ser um anti-inflamatório natural, diminuindo o inchaço e a vermelhidão das espinhas. O abacate também estimula a formação de colágeno e elastina na pele, que fica mais jovem e viscosa.
Compressa de Salsinha
Fazer a compressa é simples: basta ferver um pouco de água, desligar o fogo e acrescentar folhas de salsinha bem picadas, abafar por 10 minutos e coar. Após isso, molhe pedaços de gaze e deixe sobre as espinhas por 15 minutos.
A salsinha auxilia na remoção das manchas da pele e também é antioxidante e protege a pele contra os radicais livres e o envelhecimento precoce.
Mamão Papaya
Amasse a polpa do mamão papaya e aplique sobre a área afetada por 15 minutos.
O mamão também é uma fruta rica em vitamina C, antioxidante e renova a pele como um todo, além de acelerar o processo de cicatrização das espinhas.
Máscara de Argila
Aplique a máscara de argila (encontrada em lojas de produtos naturais) e deixe agir por 15 minutos.
A argila absorve e retira todas as impurezas da pele. Ela ajuda a secar as espinhas, combate micro-organismos que podem causar infecção, também reduz a dor e o incômodo e é cicatrizante.
Azeite de Oliva Morno
Ideal para as espinhas inflamadas, o azeite de oliva extra virgem renova a pele, ajudando a remover as células mortas e as espinhas. Ele também combate o envelhecimento precoce da pele por ser antioxidante, suaviza rugas e marcas de expressão, hidrata e mantém a sua elasticidade.
É só aplicar, com a ajuda de um algodão ou gaze, azeite de oliva morno no local afetado pelas espinhas, 3 vezes ao dia.