9 Remédios Caseiros para Tratar as Bolhas na Pele
Gel de aloe vera e banhos de imersão com vinagre de maçã são ótimos remédios caseiros para bolhas na pele. Para curar uma bolha estourada, o ideal é fazer um banho de imersão com água quente, sal e bicarbonato de sódio. Ervas como a camomila ou calêndula também podem ser utilizadas.
Por maior que seja a tentação, nunca estoure as bolhas! Ao fazer isso, você pode piorar a infecção e fazer com que ela se espalhe pela corrente sanguínea. Ainda há a possibilidade de que se crie uma lesão maior, pois ao estourar a bolha a área fica exposta e mais sensível à ação de micro-organismos causadores de infecção.
Gel de Aloe Vera
O gel de aloe vera (babosa) é um ótimo anti-inflamatório e ajuda a diminuir o inchaço e vermelhidão da bolha. Aplique o gel de aloe vera puro sobre a bolha, cubra com uma gaze e deixe por algumas horas.
No período da noite, reaplique o gel, mas não use a gaze, para que a bolha não fique abafada por muito tempo.
Óleo de Árvore de Chá
O óleo de árvore de chá é muito conhecido pelas suas propriedades adstringentes e antibacterianas, que ajudam a secar as bolhas e matar os microrganismos presentes. Aplique o óleo sobre as bolhas e deixe o máximo de tempo possível.
Compressas de Gelo
As compressas de gelo ajudam a diminuir o inchaço e a vermelhidão causados pelas bolhas. Aplique as compressas quantas vezes desejar.
Vinagre de Maçã – Bolhas com Pus
Aplique o vinagre de maçã sobre a bolha, deixe por 20 minutos e depois lave a área. Faça esse procedimento todos os dias, 1 ou 2 vezes.
O vinagre de maçã evita a proliferação dos micro-organismos e elimina os que já estão ali, acabando com a infecção.
Banho de Sal Grosso – Bolhas nos Pés
Coloque água morna e um punhado de sal grosso em uma bacia, agite bem e mergulhe os pés, deixando lá por 20 minutos.
O sal grosso serve como um anti-inflamatório natural e a água morna como relaxante e vasodilatadora. Ao fazer isso você vai sentir uma melhora gradativa nas bolhas e na sensação de cansaço e dor nos pés.
Banhos com Sabonete de Aroeira
Tome um banho por dia com sabonete de aroeira, passando o sabonete várias vezes sobre a área afetada. O sabonete de aroeira vai ajudar a combater as bactérias que causam a infecção, além de ajudar na cicatrização das bolhas.
É importante lembrar que não se deve esfregar o sabonete nas bolhas, mas lavar o local suavemente, sem lesionar.
Banhos com Sabonete de Enxofre
Tome um banho por dia com sabonete de enxofre, dando preferência às áreas afetadas pelas bolhas. Passe várias vezes sobre o local e evite esfregar o sabonete na pele.
O sabonete de enxofre combate as bactérias causadoras das bolhas e ajuda na cicatrização das áreas afetadas, fazendo com que as bolhas sequem mais rápido.
Chá de Malmequer
Essa planta é muito conhecida pelos seus efeitos na pele, pois ajuda a acalmar e cicatrizar a região afetada. Faça o chá de malmequer, molhe um pedaço de gaze e passe sobre a bolha.
Pomada de Malmequer
A pomada de malmequer é feita à base de calêndula e pode ser encontrada em farmácias. Deve ser aplicada sobre a bolha, facilitando, assim, a cicatrização.
A pomada de malmequer diminui a inflamação e evita a reprodução das bactérias ali existentes.
Como Prevenir as Bolhas na Pele?
- Não compre sapatos apertados na esperança que eles irão ceder;
- Pare de usar sapatos que deixam a pele vermelha e irritada, pois isso é um sinal do surgimento de bolhas;
- Mantenha a pele hidratada: beba bastante água e utilize cremes hidratantes nos pés, mãos e demais locais do corpo em que há atrito ou onde surgem bolhas com frequência.