Tratamento Caseiro para Gastroenterite
O tratamento caseiro para gastroenterite inclui soro caseiro e chá de gengibre e hortelã. Gastroenterite é um tipo de infecção intestinal, cujos sintomas são muitas dores abdominais, além de febre, vômitos, enjoos, diarreia, perda de peso, falta de apetite e desidratação.
É uma doença causada por vírus, bactérias ou parasitas que podem nos infectar através do ar, do contato da mão suja com a boca ou até mesmo por intoxicação alimentar.
Soro Caseiro
Adicione 1 colher de sopa de açúcar a 1 litro de água, acrescente 1 colher de chá de sal e misture bem. Tome várias vezes ao dia. O soro caseiro é uma ótima opção para tratar e prevenir a desidratação causada pela gastroenterite.
Chá de Gengibre
Ferva 1 copo de 200 ml de água, desligue o fogo e adicione 1 colher de chá de gengibre ralado, abafe por 10 minutos, coe, adicione mel e beba. Repita esse procedimento 2 ou 3 vezes ao dia. O gengibre ajuda a fortalecer o sistema imunológico, ajudando no tratamento da gastroenterite.
Vinagre de Maçã
Adicione 1 colher de chá de vinagre de maçã a 1 copo de 200 ml de água morna e beba 30 minutos antes das refeições. O vinagre ajuda a equilibrar o pH do estômago, além de ajudar a eliminar toxinas do corpo.
Mistura de Bicarbonato de Sódio
Adicione meia colher de chá de bicarbonato de sódio, meia colher de chá de sal e 2 colheres de sopa de açúcar a 1 litro de água e beba várias vezes ao dia. Além de prevenir e tratar a desidratação, essa mistura também evita vômitos e diarreia.
Chá de Hortelã
Ferva 200 ml de água, desligue o fogo e adicione 1 colher de sopa de folhas de hortelã, abafando por 10 minutos. Beba esse chá 3 vezes ao dia. O hortelã, além de antibacteriano, diminui a dor no estômago, o inchaço estomacal, os gases e os enjoos.
Remédios Para Gastroenterite
Esses antibióticos são indicados para o tratamento da gastroenterite bacteriana, pois a gastroenterite viral não possui tratamento específico – os vírus são expulsados pelo próprio organismo, que produz anticorpos para eliminar a infecção.
- Ciprofloxacino;
- Ceftriaxona sódica;
- Ceftriaxona dissódica;
- Cefalotina;
- Androfloxin.
Gastroenterite – O que Comer?
Durante uma crise de gastroenterite, alimentos gordurosos, muito temperados e ricos em açúcar devem ser evitados para que não piorem a inflamação do estômago e intestino.
O paciente deve apostar em iogurtes naturais com lactobacilos que renovam a flora intestinal, arroz para diminuir a diarreia e purês de maçã, banana e batata quando a diarreia já tiver cessado um pouco.
O mais importante é beber muito líquido para reidratar o organismo: água, chás, água de coco, sucos, soro caseiro e apostar também em fluidos de reidratação que podem ser comprados em farmácia.
Gastroenterite – Quanto Tempo Dura?
Na maioria dos casos, a gastroenterite pode durar 1 ou 2 dias, mas existem alguns pacientes em estado grave que podem apresentar os sintomas por até 10 dias.
Como Prevenir a Gastroenterite?
Para prevenir a gastroenterite é indicado lavar as mãos cuidadosamente, além das frutas e vegetais. Também é indicado não frequentar restaurantes e outros estabelecimentos que não tenham o selo da vigilância sanitária, além de reservar adequadamente os alimentos industrializados e não utilizá-los fora do prazo de validade.