Para que serve o Chá de Funcho?
Originalmente consumido em países africanos e asiáticos, o Funcho passou a ser cultivado também no Brasil, onde hoje pode ser encontrado com uma maior facilidade por aqueles que buscam contar com seus mais diversos benefícios.
E por falar em benefícios, para que possa conhecê-los melhor, explicamos logo abaixo Para que serve o Chá de Funcho, além de trazer outras informações importantes que estão atreladas ao seu consumo, confira:
Para que serve o Chá de Funcho?
Existem diversas funcionalidades atreladas ao consumo do Chá de Funcho, uma bebida natural que atua tanto na prevenção de determinados problemas quando na melhora de sintomas que podem surgir a partir de deles. Siga entendendo melhor sobre:
Ação antioxidante
Por conta da presença de Vitamina C e flavonoides, o Chá de Funcho nos permite contar com uma potente ação antioxidante a partir do seu consumo. Com isso, age inibindo a ação dos radicais livres e os expulsando do nosso organismo.
Por conta disso, é capaz de prevenir doenças como o câncer e evitar problemas estéticos como o envelhecimento precoce da pele.
Efeito calmante
Outra propriedade associada ao Chá de Funcho é o seu efeito calmante. Presente principalmente por conta do magnésio, é capaz de nos oferecer um efeito relaxante significativo, sendo indicado para quem enfrenta ansiedade ou depressão, por exemplo.
Mas é claro, isso não anula o uso de medicações que podem ter sido indicadas pelos médicos, mas o chá pode sim ser aliado a elas.
Age na melhora de questões gastrointestinais
A sensação de relaxamento mencionada acima não diz respeito somente a questões psicológicas, tendo reflexos positivos também com relação ao nosso sistema gastrointestinal que apresenta melhoras a partir do seu consumo.
Nesse sentido, é potente na melhora de aspectos como gases, cólicas e distensão abdominal, o que ocorre com base no efeito calmante que atinge a musculatura lisa, favorecendo também uma melhor digestão dos alimentos.
Auxilia no emagrecimento
Outro ponto positivo a ser ressaltado com relação ao Chá de Funcho é que a bebida consegue auxiliar o emagrecimento, tendo em vista sua ação que faz com que haja uma melhor liberação do excesso de líquido no nosso corpo.
Ou seja, sem tal retenção, deixamos de contar com inchaços e temos nosso metabolismo acelerado para melhores resultados, inclusive caso esteja realizando dietas e uma rotina de exercícios físicos.
Como preparar o Chá de Funcho?
O preparo do chá de Funcho é realizado a partir do uso de suas sementes, também conhecidas como Erva-doce. Estando em posse delas, basta usar uma colher das mesmas para cada xícara de água fervente.
Após tampar por cerca de 15 minutos, a bebida estará pronta para o consumo e basta coar para retirar as sementes, restando somente o líquido. Você pode fazer o mesmo processo por 2 vezes ao dia.
Efeitos colaterais do Chá de Funcho
Contudo, há ainda alguns pontos de atenção relacionados ao Chá de Funcho, a exemplo dos possíveis efeitos colaterais que nosso organismo pode apresentar diante do seu consumo. Assim, algumas dessas reações adversas são as seguintes:
- Alergias;
- Enjoo;
- Respiração acelerada;
- Alucinação.
- E
Especialmente durante a gravidez o Chá de Funcho não deve ser consumido, visto que pode causar agistações no útero, interferindo na saúde do bebê e podendo ainda gerar abortos. Em crianças e pessoas com histórico de convulsões, também não é indicado.
Para outros casos, não deixe de consultar o médico para saber sobre a possibilidade de realizar o consumo.