Remédios Naturais para Diabetes Tipo 1, 2 e Gestacional
O tratamento para diabetes envolve dieta específica e remédios para manter estável a glicemia. A prevenção do diabetes inclui adotar hábitos mais saudáveis, evitando a ingestão excessiva de doces e carboidratos e praticar exercícios físicos, controlar o peso e monitorar a taxa de glicose no sangue.
Os tratamentos naturais para diabetes ajudam a controlar o nível de glicose (açúcar) no sangue que, mesmo com os remédios orais ou injetáveis, sempre estão muito acima do esperado.
Eles incluem diversos chás, entre eles o de carqueja, folhas de carambola, e quebra-pedra, que possuem propriedades hipoglicemiantes (diminuem as taxas de açúcar no sangue).
É muito importante fazer o monitoramento das taxas de açúcar no sangue enquanto estiver fazendo o tratamento natural para diabetes, para que a hipoglicemia (diminuição das taxas de açúcar no sangue) seja evitada.
Lembre-se: nenhum tratamento para diabetes tipo 1 ou tipo 2 deve substituir o tratamento medicamentoso prescrito pelo médico.
1. Chá de Folhas de Carambola
Quando tomado em jejum, o chá das folhas de carambola atua ativamente no controle do diabetes, pois tem ação hipoglicemiante. O indicado é tomar 4 xícaras ao dia.
Para fazer o chá, adicione 1 colher de sopa de folhas de carambola picadas em 1 xícara com água filtrada e leve tudo para ferver durante 5 minutos. Desligue o fogo, tampe a panela, espere amornar, coe e tome ainda morno.
2. Chá de Carqueja
Ingira uma xícara de chá de carqueja todos os dias. Mulheres grávidas ou que estejam amamentando não podem tomar este chá.
O chá de carqueja também é hipoglicemiante, vasodilatador e depurativo. Para prepará-lo, adicione 2 colheres de sopa das flores de carqueja em 500 ml de água e deixe tudo ferver durante 5 minutos. Tampe, espere amornar e tome 3 xícaras ao dia.
3. Chá de Quebra-pedra
O chá de quebra-pedra intensifica a ação da insulina no organismo e por isso é eficaz no controle da glicemia.
Faça um chá em infusão com folhas e sementes frescas da planta quebra-pedra, na proporção de 75 gramas para 1 litro de água.
Adicione a erva na água fervente e, quando começar a ferver, desligue o fogo e abafe o recipiente por 10 minutos. Coe e tome de 2 xícaras por dia.
Não consuma o chá durante a gravidez, já que em grandes quantidades ele pode se tornar abortivo.
4. Chá de Pata-de-vaca
A pata-de-vaca é conhecida como insulina vegetal – já dá para perceber como ela é eficiente no controle do nível de açúcar no sangue.
Para fazer o chá, acrescente 1 colher de sopa da planta em 250 ml de água fervente. Abafe o recipiente por 10 minutos, coe e tome. A quantidade ideal do chá deve ser recomendada por um profissional.
5. Coalhada e Suco de Limão
Tome, pela manhã, 1 copo de coalhada acompanhado de 1 colher de suco de limão.
O limão ajuda a deixar o sangue mais alcalino e mais fluido, prevenindo problemas vasculares (nas veias) que são comuns do diabetes.
A coalhada, por sua vez, é um ótimo acompanhamento para o café da manhã, com alto valor nutritivo. Tome sem açúcar ou com adoçante.
6. Jambo
O jambo atua sobre o pâncreas e por isso contribui para o controle do diabetes. Você pode consumir a fruta, incluindo as sementes, como sobremesa ou antes de se alimentar.
7. Stevia
A Stevia é um adoçante natural que substitui o uso do açúcar refinado e também é uma aliada no tratamento do diabetes, já que auxilia na regulação dos níveis de glicose no organismo.
Sua ingestão pode ser feita através de comprimidos, infusões com as folhas ou em forma de adoçante.
8. Canela
A canela é uma ótima aliada no tratamento do diabetes, pois atua na redução das taxas de açúcar no sangue.
Pode ser consumida em chás e temperos.
9. Outras opções de ingredientes frescos que ajudam no tratamento do diabetes são a cebola, alho, agrião fresco, a aveia e cenoura!
Dieta para Diabéticos
A dieta para diabetes possui recomendações importantes que devem ser seguidas por todos os pacientes diabéticos, não importa de qual seja o tipo da doença em questão:
- Se alimentar de 3 em 3 horas;
- Evitar todo tipo de açúcar e adoçante (utilizar Stevia);
- Ter uma alimentação rica em fibras e cereais;
- Não ingerir ou evitar ao máximo carboidratos simples, como arroz, batata e carne vermelha, além de gordura saturada;
- Beber bastante água;
- Consumir alimentos diet (sem açúcar na composição).