Remédio Caseiro para Aftas na Boca
Um excelente remédio caseiro para aftas na boca, língua e gengiva pode ser feito com pedra-hume, um ótimo cicatrizante natural. Outro bom remédio para aftas na boca, língua e gengiva é o bochecho com chá de eucalipto, que ajuda a desinflamar a afta e previne o surgimento de infecções na boca. Veja como é fácil prepará-los:
Pedra-hume para afta
A pedra hume é antibacteriana, antisséptica e cicatrizante, uma ótima escolha natural para combater a afta. Coloque uma pedra-hume mergulhada em água por dois minutos e depois faça bochechos com a água em que a pedra foi imergida.
Leia também:
Chá de eucalipto
Faça o chá de eucalipto com 20 gramas de folhas e 1 litro de água, deixando tudo ferver por 2 minutos. Espere esfriar, coe tudo e faça bochechos durante o dia. O chá de eucalipto é anti-inflamatório e antisséptico e indicado para evitar infecções.
Há também diversos outros remédios caseiros para aftas que eliminam micro-organismos que podem infeccionar a ferida, aceleram a cicatrização e desinflamam a afta, diminuindo o inchaço e a vermelhidão. São eles:
Bochecho com água morna e sal
Misture meio copo de água morna com uma colher de chá de sal e faça bochechos por alguns minutos, repetindo a operação três vezes ao dia.
O sal ajuda a combater a inflamação causada pela afta e previne o surgimento de infecções.
Tratar aftas com bicarbonato de sódio
Você pode usar o bicarbonato de sódio assim como o sal: misture uma colher de chá com meio copo de água e faça os bochechos três vezes ao dia, cuspindo em seguida.
Uma pasta também pode ser formada misturando a mesma quantidade de bicarbonato e água. Depois é só aplicar no local três vezes ao dia até que a afta desapareça.
Água oxigenada de 10 volumes
A água oxigenada ajuda a prevenir infecções: umedeça uma haste flexível com a solução e aplique diretamente na afta, três vezes ao dia.
Vinagre
Coloque um pedaço de algodão embebido em vinagre sobre a afta, deixando por algum tempo. Você também pode misturar um copo de água com 2 colheres de sopa de vinagre branco e fazer bochechos.
O vinagre age como antibacteriano e previne infecções.
Chá de tanchagem
Faça bochechos com o chá de tanchagem 3 vezes ao dia. O chá combate a dor, a inflamação, os germes que podem causar infecção e acelera a cicatrização.
Enxaguante bucal de babosa
Para fazer o enxaguante bucal caseiro basta abrir a folha da babosa, retirar o gel contido nela (baba) e misturar com água morna, batendo tudo rapidamente. Utilize a mistura formada para fazer bochechos durante o dia.
A babosa é anti-inflamatória e calmante e por isso ajuda a reduzir os sintomas da afta.
Aplicação de gelo na afta
O gelo é um anestésico e anti-inflamatório natural. Você pode colocar uma pedrinha de gelo envolta em um pano fino e limpo em cima da afta e esperar o resultado: ele diminui a inflamação, a dor e ainda ajuda na cicatrização da ferida!
Iogurte natural e leite de magnésia
O iogurte natural e os antiácidos podem mudar o pH de sua boca e ajudar no desaparecimento e prevenção das aftas. Você pode aplicar Leite de Magnésia diretamente na afta e tomar um iogurte natural todos os dias como forma de prevenção e aceleração do processo de cura.
Alecrim
Se você está com afta ou qualquer ferimento na boca mastigue por 3 minutos uma folha de alecrim. Suas folhas possuem propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e fortalecedoras do sistema imune do organismo que combate mais rapidamente as aftas!
Gengibre
Misture 1 pitada de pó seco de gengibre com 1 colher de óleo de gergelim e aplique de hora em hora diretamente na afta para acelerar a sua cicatrização.
Enxaguante bucal convencional
O enxaguante bucal funciona como um paliativo, ou seja, ajuda a aliviar os sintomas incômodos causados pela afta, além de barrar a multiplicação de micro-organismos nocivos. É só enxaguar a boca sempre depois das escovações diárias de acordo com a indicação do rótulo do produto.
Partir para o tratamento natural é a melhor opção para tratar as aftas na gravidez: faça um bochecho com chá de folhas de alfavaca 2 vezes ao dia, logo após escovar os dentes. É importante lembrar que alguns produtos, mesmo que naturais, são contraindicados durante a gravidez, então consulte sempre seu obstetra.