Teste de Anemia Caseiro

O teste caseiro para saber se tenho anemia consiste em observar os seus sintomas, como palidez e olhos cansados. É possível identificar a anemia pelos olhos porque suas conjuntivas ficam mais pálidas, mais esbranquiçadas e os olhos ficam com uma aparência cansada.

Como saber se estou com anemia?

Você mesmo pode identificar os sintomas da anemia. Para saber se está com anemia pelos olhos, verifique como está a conjuntiva deles: se ela estiver mais clara que o normal, esse pode ser um sintoma da doença.

Quando uma pessoa está anêmica a conjuntiva dos olhos pode ficar mais pálida. Você já deve ter observado que quando vai a uma consulta médica de rotina o médico abaixa a sua pálpebra inferior para verificar a cor da conjuntiva. Se ela estiver pálida – menos rosada, isso pode indicar anemia.

Não deixe de marcar uma consulta com o médico e fazer um hemograma para obter o diagnóstico correto!

Para saber se está com anemia pelo hemograma você deve observar a contagem dos glóbulos vermelhos e da hemoglobina que está na primeira parte do exame denominado de Eritograma.

Você pode verificar se a contagem das hemácias (glóbulos vermelhos do sangue) e a dosagem da hemoglobina estão dentro do limite indicado pelo próprio laboratório ou abaixo do limite. Caso estejam abaixo, a anemia é diagnosticada.

A anemia também é diagnosticada através de outros valores de referência, como, por exemplo, o tamanho das hemácias. Caso estejam maiores que o normal (VCM elevado), isso pode indicar anemia por falta de ácido fólico no organismo. Se as hemácias estiverem com volume (VCM) diminuído, a anemia está sendo causada por falta de ferro.

Outros sintomas causados pela anemia, doença caracterizada pela baixa quantidade de hemoglobina no sangue (a proteína que transporta o oxigênio) que dificulta o transporte de oxigênio e traz riscos à saúde, são:

  • Falta de apetite;
  • Indisposição para brincar, no caso das crianças;
  • Tontura;
  • Batimentos cardíacos irregulares ou acelerados;
  • Dores de cabeça;
  • Mãos e pés gelados;
  • Dores no peito;
  • Dificuldade de concentração.

Vale ressaltar que a anemia também pode ser assintomática: não apresentar sintoma algum. Por isso mesmo que o exame de sangue/hemograma é indispensável para diagnosticar corretamente a doença e com antecedência para que o tratamento se inicie rapidamente.

O que causa a anemia?

A anemia ferropriva (deficiência de ferro) ou por deficiência de vitamina B12 (que causa deficiência de ácido fólico) são as mais comuns e tratam-se de uma consequência da má alimentação. É por isso que tratá-la com receitas caseiras e suplementos vitamínicos que contenham ferro e todos os nutrientes para suprir o organismo corretamente basta para reverter o quadro.

Outros quadros também podem ser a causa da anemia, como:

  • Vermes e úlceras;
  • Deformações dos glóbulos vermelhos (um paciente com anemia falciforme, que é genética, possui as hemácias em forma de foice, o que dificulta o transporte do oxigênio);
  • Número reduzido de plaquetas, que causa mais sangramentos;
  • Desnutrição e má absorção intestinal;
  • Perdas graves de sangue (até mesmo pela menstruação);
  • Doenças congênitas, genéticas ou hereditárias que facilitam o surgimento da anemia, como a talassemia (conhecida como anemia do Mediterrâneo, caracterizada pelo defeito genético que causa a diminuição da hemoglobina nas células vermelhas de sangue).

 


Pode te interessar:

Anemia Pode Virar Leucemia?

Remédio Caseiro para Anemia

Teste de Gravidez Caseiro Infalível

Teste de Gravidez Caseiro com Água Sanitária