Tratamentos Caseiros para Foliculite
Os remédios caseiros para foliculite incluem compressas geladas com chá de camomila e suco de gengibre, além da esfoliação com aspirina diluída em água. Pomadas para foliculite à base de Peróxido de Benzoíla (ácido) e antibióticos, como a Clindamicina, também ajudam a eliminar a foliculite. Esfoliar semanalmente e manter a pele sempre hidratada é fundamental para combater o problema.
Esfoliação com Pasta de Ácido acetilsalicílico
- Esmague alguns comprimidos de ácido acetilsalicílico (aspirina) com um pouco de água e aplique no local onde há foliculite, fazendo movimentos circulares por alguns minutos. Enxague em seguida. Repita o procedimento 1 vez por semana. Não exponha ao sol a área onde aplicou a pasta para evitar queimaduras.
Compressas com Chá de Camomila
- A camomila é uma substância natural que ajuda a acalmar a pele. Prepare o chá de camomila normalmente, sem açúcar, coloque para gelar e aplique sobre o local afetado com a ajuda de uma algodão ou gaze. Você pode repetir o procedimento 3 vezes ao dia e após a depilação.
Alho
- O alho possui propriedades antibacterianas potentes e pode ajudar na eliminação da infecção presente na foliculite. Ingira, diariamente, 3 dentes de alho crus ou, se preferir, cápsulas de alho, para não ficar com o gosto forte do alimento na boca.
Compressas com Suco de Gengibre
- As compressas frias com suco de gengibre possuem ação antisséptica, eliminando micro-organismos que poderiam causar infecção no local onde há foliculite. Você pode fazer a aplicação da compressa até 4 vezes ao dia.
Chá de Equinácea e Aparina
- A ingestão diária do Chá de Equinácea ajuda a conter a infecção bacteriana, se houver, enquanto o chá de Aparina (amor-dos-homens) contém a inflamação.
Óleo Essencial de Tomilho, de Bergamota ou de Alfazema
- Aplique qualquer um desses óleos essenciais todas as manhãs, com a pele limpa, para evitar cicatrizes.