Remédios Caseiros para Inflamação no Olho
Olhos vermelhos, inchados e irritados? Os remédios caseiros para olhos inflamados incluem o colírio de chá verde e compressas de água com açúcar. O colírio caseiro para inflamação no olho também pode ser feito com água destilada e sal. Os tratamentos para olho inflamado também podem incluir ingredientes como batatas, pepino, tomates e maçãs também possuem propriedades que ajudam a aliviar a inflamação nos olhos.
Os tipos de inflamação nos olhos mais comuns são aquelas causadas por alergias e irritações, conjuntivite e uso de lentes de contato. Outras inflamações incluem:
- Blefarite – inflamação da pálpebra;
- Uveíte – inflamação da úvea (parte da frente e que envolve o olho que é formada basicamente por vasos sanguíneos;
- Ceratite – causada geralmente por fungo e caracterizada pela formação de uma camada de pele sobre a pupila;
- Glaucoma;
- Herpes ocular.
Qualquer inflamação no olho que apresente sinais de gravidade, como secreção amarela ou esverdeada, dor de cabeça, visão turva, confusão mental, enjoos e vômitos, deve ser examinada o mais rápido possível pelo médico oftalmologista.
O contato com agentes e produtos que causam alergia e infecções por vírus, bactérias ou fungos podem deixar o olho vermelho, causar irritação, inflamação, coceira e lacrimejamento, além de sensibilidade à luz (fotossensibilidade) e outros sintomas característicos da conjuntivite, termo que define qualquer inflamação da conjuntiva (camada que reveste a parte branca do olho).
Leia também:
Como fazer colírio caseiro para inflamação no olho
O colírio natural para olho inflamado à base de água destilada, sal ou chá verde é infalível para tratar os sintomas da inflamação no olho.
Você vai precisar de:
- 1 copo de água fervida ou água destilada;
- 1 colher de chá de sal.
Como fazer:
- Adicione o sal na água já fervida ou na água destilada e coloque a mistura em um recipiente já limpo e devidamente esterilizado que possa ser tampado;
- Use o colírio caseiro durante o dia, quando já estiver em temperatura ambiente, fazendo a lavagem dos olhos quando necessário;
- Outra alternativa interessante é trocar o sal pelo chá verde: nesse caso, utilize 2 colheres de sopa de chá verde para um copo de água, levando ao fogo e desligando quando a mistura começar a ferver;
- Coe a mistura 3 vezes em um filtro descartável de café e utilize como já explicado acima.
Não utilize o colírio no dia seguinte. Por não conter conservantes, bactérias, vírus e outros micro-organismos podem facilmente infectar a substância.
Alguns ingredientes que podem ser facilmente encontrados em casa também ajudam a desinchar o olho inflamado, olho irritado e vermelho:
Polpa de maçã
Aplique a polpa amassada de uma maçã madura diretamente nos olhos (fechados), com auxílio de uma gaze. Deixe durante 1 ou 2 horas.
Tomates frescos
Coloque na parte afetada uma rodela de tomate fresco bem maduro, deixando agir por alguns minutos.
Folhas de erva-cidreira
Aplique folhas de erva-cidreira sobre as pálpebras. A erva serve especialmente para acalmar a dor e o incômodo causados pela inflamação.
Lavagem com folhas de arruda
Coloque para ferver algumas folhas de arruda em um copo de água, deixe esfriar e lave os olhos pela manhã e à noite, deixando, por alguns instantes, chumaços de algodão molhados com o chá sobre eles.
Rodelas de batatas
Rale 2 fatias grossas de batata crua sem casca e aplique sobre as pálpebras, envolvendo-as com gaze, e molhe com azeite morno. Renove a aplicação a cada 10 minutos.
Lavagem com chá de alface
Coloque meia folha de alface em 1 litro de água e deixe ferver por 5 minutos. Lave os olhos com este chá, 2 vezes por dia. Aplique-o morno.
Chá de pétalas de rosas
Coloque sobre os olhos algodão embebido em chá de pétalas de rosas. Você também pode fazer o mesmo procedimento com o chá da flor de laranjeira ou chá-mate.
Pepinos
Coloque rodelas de pepino fresco sobre as pálpebras e deixe por alguns minutos.
Compressas de ervas naturais
Aplicar compressas naturais no olho vermelho, irritado e inflamado é uma ótima alternativa para aliviar os sintomas da inflamação, mas é preciso cuidado ao prepará-las e aplicá-las, pois tudo deve estar devidamente limpo para não piorar o quadro.
As ervas mais indicadas para fazer as compressas são a camomila, eufrásia (conhecida como a erva da visão) ou malmequer.
- Escolha uma dessas e faça uma infusão, colocando as ervas em água já fervente;
- Tampe em seguida e deixe descansar e amornar um pouco;
- Depois pegue um algodão ou gaze esterilizada, molhe na infusão e aplique com cuidado sobre os olhos, deixando neles por 10 minutos.
A compressa de água com açúcar também é infalível para combater a vermelhidão nos olhos: basta colocar um pouco de água para ferver, adicionar algumas colheres de chá de açúcar e misturar. Espere esfriar e aplique nos olhos com algodão ou gazes esterilizadas.