14 Remédios Naturais para Menopausa
Chá de sálvia e o consumo de soja e vinagre de maçã ajudam a combater os sintomas da menopausa, inclusive as ondas de calor. A reposição hormonal pode ser feita com o tratamento natural mas a terapia também inclui medicamentos.
A menopausa é a diminuição em excesso ou perda dos hormônios femininos que atinge todas as mulheres entre 40 e 50 anos, causando muitos desconfortos, como excesso de calor (fogachos), suores noturnos, secura vaginal e diminuição da libido.
Chá de Sálvia
Adicione 1 colher de sopa de sálvia em 1 xícara de água fervente e deixe em infusão por 5 minutos. Logo depois, adicione limão ou mel a gosto e beba 3 vezes ao dia.
O chá ajuda pode ser ingerido até 3 vezes ao dia.
Chá de Folha de Chuchu
Para acabar com a sensação de calor da menopausa, passe 3 dias tomando chá de folha de chuchu. Recomenda-se 1 folha para cada xícara.
Chá de Trevo Vermelho
Acrescente 1 ou 2 colheres pequenas de trevo vermelho a 1 xícara de água fervente e deixe descansar por 30 minutos. Você pode tomar esse chá até 3 vezes ao dia.
O trevo vermelho contém fitoestrógenos, que são substâncias semelhantes ao estrogênio (hormônio perdido no período da menopausa), por isso ele alivia todos os sintomas causados por ela, principalmente os suores noturnos.
Vinagre de Maçã
Adicione 1 ou 2 colheres de vinagre de maçã orgânico em 1 copo de água, suco ou vitamina de frutas e beba 1 vez ao dia.
Esse procedimento ajuda a diminuir as ondas de calor causadas pela menopausa, pois o vinagre de maçã age como purificador, revitalizando a saúde corporal.
O vinagre de maçã contém mais de 30 nutrientes e vitaminas essenciais que repõem as perdas relacionadas à menopausa, aliviando seus sintomas.
Vitamina de Geleia Real e Abacate
A geleia real é totalmente natural e rica em nutrientes que ajudam no bom desempenho de todo o organismo, aliviando os sintomas da menopausa em geral!
Bata no liquidificador: 2 g de geleia real, 1/2 abacate, 10 g de lecitina de soja e 2 copos de leite desnatado. Beba a vitamina duas vezes ao dia, todos os dias.
Suco de agrião
Bata no liquidificador 1 molho de agrião como o suco puro de 4 laranjas ou de 3 maçãs. Tome dois copos desse suco diariamente: uma logo pela manhã e outro no fim da tarde.
O agrião é um alimento diurético e anti-inflamatório natural, muito rico em ferro que, em conjunto com a vitamina C proveniente da laranja, é ainda melhor absorvido.
Vitamina E
Tomar 1 cápsula de vitamina E por dia também ajuda a diminuir o calor causado pela menopausa. A vitaminar E atua no fortalecimento orgânico, já que é antioxidante e elimina os radicais livres do organismo.
Chá de Ginseng Feminino
O ginseng feminino age combatendo o desconforto geral causado pela menopausa.
Basta colocar, em uma xícara com água fervente, 10 g de raiz de ginseng feminino, tampar e deixar descansando por 30 minutos. Em seguida, coe e beba o chá 2 vezes por dia.
Suco de Maracujá e Couve com Lecitina de Soja
Como todos já sabem, o maracujá é um calmante natural. A lecitina da soja, por sua vez, fornece ao corpo fito-hormônios que promovem a regulação das ondas de calor, um sintoma muito comum da menopausa.
Bata no liquidificador 2 folhas de couve, 1/2 colher de lecitina da soja, polpa de 1 maracujá, 2 colheres de mel e 3 copos de água. Beba logo em seguida. Consuma 3 vezes ao dia, mas cuidado: esse suco não deve ser tomado por mulheres que tenham pressão baixa.
Chá de Verbena
Basta colocar, em 1 litro de água fervente, 50 g de folhas de verbena, deixar descansar por 10 minutinhos, coar e beber 1 xícara 3 vezes por dia.
Chá de Damiana
A damiana é uma planta medicinal muito indicada para combater a secura da vagina e a perda da libido, ou seja, a falta de vontade de fazer sexo.
Adicione, em 1 litro de água fervente, 10 a 15 folhas de damiana e beba 1 xícara por dia do chá.
Soja
Inclua soja na sua dieta, pelo menos, 3 vezes por semana. A soja é rica em vitaminas e minerais responsáveis pela manutenção do nosso sistema imunológico, além de ajudar na memória, reduzir a pressão arterial, hidratar a pele e aliviar as ondas de calor causadas pela menopausa.
Linhaça
Acrescente 40 g da semente à sua dieta diária, seja nos sucos ou vitaminas. A linhaça possui substâncias similares ao estrogênio, ou seja, se assemelha ao hormônio perdido durante a menopausa, aliviando seus sintomas.
Leite
Aumente seu consumo de leite para 1 ou 2 copos todos os dias, pois ele previne e trata a osteoporose causada pela menopausa.
Leia também: